quinta-feira, 23 de junho de 2011

Artistas de rua em Criciúma

Luis faz malabares há dez anos
Hoje estive na Av. Centenário, mais uma vez tentando conversar com as pessoas que ficam nas sinaleiras da cidade pedindo dinheiro aos motoristas. Como de costume, me dirigi a região sul de Criciúma. Segundo a secretaria de assistência social do município, a região sul é a preferida dos pedintes por estar muito próxima a zona onde se encontram drogas com maior facilidade.
Mas ainda no centro me deparei com a cena de duas pessoas nas sinaleiras da Av. centenário com a Saldanha da Gama, parei e fui conversar um dos dois rapazes.
“Não sou pedinte nem morador de rua, sou artista”, foi a primeira frase que ouvi de Luis Pato, de 26 anos, nascido no Uruguai e que roda o mundo mostrando seu trabalho em sinais e pontos  públicos dos locais em que visita.
Os artistas passam em vários países com seu trabalho e se comparam a um circo que chega na cidade, apresenta seu trabalho, a comunidade colabora e depois procuram outras praças para arrecadar seu sustento.
Aqui na cidade os artistas estão hospedados em um hotel nas proximidades da Av. Centenário e afirmam que a cidade é uma das mais educadas no pais.
O estado de São Paulo é elencado por Luis como o mais rentável na profissão, que segundo ele é muito difícil e exige treino diário, há pelo menos dez anos Luis ganha a vida fazendo malabares num estilo de vida que ele próprio chama de “auto gestão”.





























2 comentários:

  1. Infelizmente quem pro cura pelos artistas de rua para dar entrevistas, geralmente nos vê como moribundos pedintes. nem nós somos a vergonha e nem mesmo os mendigos. A única vergonha é quem não é capaz de discernir entre um artista e um mendigo.

    veja essa situação neste link

    http://vlogueslorran.blogspot.com.br/p/aconteceu-em-criciuma-sc-no-dia-25-de.html

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente quem pro cura pelos artistas de rua para dar entrevistas, geralmente nos vê como moribundos pedintes. nem nós somos a vergonha e nem mesmo os mendigos. A única vergonha é quem não é capaz de discernir entre um artista e um mendigo.

    veja essa situação neste link

    http://vlogueslorran.blogspot.com.br/p/aconteceu-em-criciuma-sc-no-dia-25-de.html

    ResponderExcluir