terça-feira, 5 de julho de 2011

Iluminação pública em Içara agora é de responsabilidade da prefeitura

À partir do dia 1 de julho a manutenção do sistema de Iluminação Pública do município de Içara ficará sob responsabilidade da Prefeitura Municipal ou por quem ela designar. A decisão de repassar a responsabilidade ao poder público municipal, partiu através da publicação da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, número 414/2010.
No texto do artigo 218, a ANEEL diz que “nos casos onde o sistema de iluminação pública estiver registrado como Ativo Imobilizado em Serviços (AIS) da distribuidora, esta deve transferir os respectivos ativos à pessoa jurídica de direito público competente. Os sistemas de iluminação pública em que a Cooperaliança hoje atua como responsável pela manutenção será de total responsabilidade das prefeituras.
A legislação vigente esclarece ainda quanto às responsabilidades pelos serviços de elaboração de projetos, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública.    “É de pessoa jurídica de direito público, ou, por esta delegada mediante concessão ou autorização”, segundo o artigo 21, da Resolução 414/2010.
Embora o serviço de Iluminação Pública não seja mais executado pela Cooperaliança, vale ressaltar que a empresa continuará com os serviços de cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), junto à fatura de energia elétrica. “Conforme o parágrafo único do artigo 149 da Constituição Federal de 1988, a contribuição para o custeio de iluminação pública é fixada pela prefeitura, a quem cabe a prestação do serviço. A Cooperaliança firmou um convênio com a Prefeitura para efetuar a cobrança da Contribuição”, explica a Gerente de Regulação e Comercialização, Janaina Moneretto Pavei.
Serviços referentes a iluminação pública poderão ser solicitados no 0800-48 40 40, tele atendimento da Cooperaliança, até o final do mês de agosto. Após esta data, poderão ser solicitados através do telefone 3045-0480.

Prefeito Gentil da Luz, anúncia novo secretário de governo

O prefeito de Içara Gentil da Luz visitou na manhã de hoje (5) juntamente com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, José Dionísio Cardoso (Déio) e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII) Adalberto Pizzette, o empresário Nelsi Silvestre, que foi convidado oficialmente para ocupar o cargo de secretário municipal de Indústria e Comércio.
“Consultamos representantes do seguimento e o nome do empresário e comerciante Nelsi Silvestre teve grande aceitação, sendo oficializado agora o convite”, argumentou o prefeito Gentil da Luz, completando: “Nelsi dará a resposta até o final desta semana, se o convite for aceito a posse será marcada nos próximos dias”. A pasta é ocupada hoje pelo vice-prefeito José Zanolli, que também participou do encontro, assim como o secretário de Agricultura, Silvio Viana.

Policia flagra exploração de jogos de azar

No final da tarde de hoje, policiais civis desta DIC de Criciúma, capitaneados pelo Del. Juarez de Souza Medeiros, se dirigiram até a Rua Abolição, Bairro Operária Nova, nesta cidade, com objetivo de averiguar denúncia de exploração de jogo de azar. 
No local, uma residência particular ao lado de um bar, havia duas maletas de alumínio, tipo valise, semelhante àquela usada por executivos, que de forma dissimulada camuflava os componentes completos de máquinas “caça-níquel” sobressalentes, permitindo o transporte rápido e discreto, sem chamar a atenção da polícia 
O proprietário do bar e locatário da casa foi identificado como P.M, o qual assumiu a propriedade das maletas, sendo autuado por infração ao art. 50 da LCP e contra si foi lavrado o TC n.º 238-2011-00057.