sábado, 17 de setembro de 2011

Fuzil roubado em Florianópolis pode estar escondido em Criciúma

Roubaram e trouxeram pra cá

O meio policial anda em polvorosa aqui na região. A informação é que em Florianopolis, um fuzil foi roubado de dentro de um órgão da secretária de segurança publica do estado, em investigação, o P2 da capital através de escutas telefônicas, descobriu que esta arma de grosso calibre estaria sendo trazida para o sul do estado.

A informação

Mais precisa é de que a cidade de Criciúma seria o destino desta arma. Investigações mais apuradas, dariam conta de que o fuzil estaria escondido em algum lugar na região da baixada que compreende alguns bairros de vulnerabilidade social.

Boatos

Em principio levantava-se a hipótese de tudo não passar de boatos, porem um outro fato reforçou a suspeita. O fato de mais de cem munições terem sido furtadas do 28º GAC no último mês, acendeu o alerta para a possibilidade de esta arma estar realmente aqui na região.

Nas mãos de quem?

A policia agora investiga o paradeiro do fuzil que tem auto poder de fogo e em que finalidade ele seria usado na região.

Estado de alerta

Esta informação deixa os órgãos de segurança preocupados, principalmente sobre a finalidade do uso desta arma pelos marginais, sendo que aqui na região, dadas as devidas proporções, a policia está anos luz a frente dos marginais.

Falando sobre o PPT

Esta semana recebo uma informação interessante sobre o PPT, que é o Pelotão de Patrulhamento Tático da Policia Militar, a informação é que apesar de ser considerado um dos setores mais violentos da corporação em todo o estado, aqui na região em 15 anos de trabalhos, apenas dois óbitos foram registrados na operações do pelotão, excelentes números no que diz respeito ao trabalho da policia de manter a ordem.

Mais uma vez

Enquanto em todo o estado se discute as funções das Policias Civil e Militar, Içara dá o exemplo, A Policia Civil investiga, prepara toda o esquema do flagrante e quando vai cumprir as ordens, tem a cobertura mais do que essencial da Policia Militar que cuida com maior louvor da segurança.

Armas letais

Afirmo isso, por que a PM tem maior arsenal de armas não letais para conflitos, os Policiais Civil te a segurança de sua pistola Ponto 40, que em caso de conflito é a principal ferramenta.

E o governo?

A exemplo de tantas outras áreas, não está movendo nenhum esforço para que as forças se entendam, por falar nisso, o sistema de duas policias adota no Brasil, é usado apenas aqui e em um pequeno pais do continente africano.

Vovô do tráfico é preso em bar clandestino

Por volta de 22;00 horas de ontem, agentes da policia civil da DIC de Araranguá prenderam SARTIRO DE FREITAS FERNANDES, 56 anos, agricultor, natural de Meleiro, pelos crimes de tráfico de drogas (artigo 33 da lei 11343/06) descaminho(art. 334 do CPB) e por comercializar produtos impróprios para o consumo(art. 7, inciso IX da lei 8137/90). Sartiro mantinha um bar clandestino, adaptado numa estufa de fumo, no loteamento Araras, onde fazia a comercialização da cocaína. Enterrado nos fundos da estufa foi encontrado um vidro contendo 23 petecas de cocaína, prontas para a comercialização e no interior do galpão foram apreendidos 92 vidros de palmitos em conserva produzidos de forma artesanal, além de R$ 2.000,00(dois mil reais) em espécie e 33 carteiras de cigarros de origem paraguaia, que eram comercializados no estabelecimento. O dinheiro é proveniente da venda da droga e os vidros de conserva estavam numa situação de total falta de higiene, inclusive com as tampas enferrujadas. A Ação durou aproximadamente 05 horas, pois era grande o numeros de usuários, inclusive menores de idade que lá chegavam de motocicletas, táxis e em veículos particulares para comprar a droga. Mais de 20 usuários, a maioria de Sombrio foram detidos e trazidos a sede da DIC, onde foram ouvidos, confirmaram a compra da droga e foram liberados. . Tres(03) usuários foram autuados em termo circunstanciado por posse de substancia tóxica, porque traziam consigo petecas da droga.. Quatro veículos e quatro motocicletas foram apreendidas no local e levadas ao depósito, pois, eram conduzidos pelos usuários , com a documentação irregular e seus condutores não eram habilitados a conduzirem veículos automotores. Todo o trabalho de monitoramento durou algumas noites, pois os agentes já tinham informações do intenso comércio de drogas naquele local que contou com a presença deste coordenador. A autuação foi presidida pelo delegado plantonista Ari José Soto Riva. Este trabalho intenso no lado sul da cidade, na divisa com Sombrio que está sendo realizado pela DIC foi motivado pela reivindicação de moradores locais, devido ao aumento do indice de criminalidade naquela região. A resposta da policia civil está sendo dada com as constantes prisões de marginais que lá atuavam.